terça-feira, 14 de março de 2023

Moradores denunciam matança de 4 cachorros de forma cruel no bairro Maravilha, em Altos

IMAGENS FORTES: Quatro cães foram assassinados de forma cruel no bairro Maravilha, em Altos, durante a madrugada desta terça-feira


Um crime bárbaro chocou a comunidade altoense na madrugada desta terça-feira (14/3). Moradores da rua 24 de Janeiro, bairro Maravilha, denunciaram a matança com requintes de crueldade de quatro cães.

Muitos chegaram a ouvir os ganidos de sofrimento dos animais no momento em que estavam sendo mortos a pauladas e esfaqueados por elementos ainda não identificados.

A notícia foi transmitida quase que em tempo real nos grupos de WhatsApp de protestores de animais, com pessoas afirmando sua dor porque fazem tanto para garantir a preservação de animais, inclusive doando alimentos, medicamentos e custeando tratamento veterinário, mesmo para animais de rua.

“Ao mesmo tempo, existem pessoas com esse coração cheio de maldade, capazes de fazer um absurdo desses”, disse a professora Pedrina Rodrigues, que participa de vários grupos de apoio e proteção aos cães de rua da cidade de Altos.

Curioso é que os animais não eram de rua, eles tinham uma tutora, que, segundo depoimentos de moradores, abandonava os animais na rua e não lhes dava nem o que comer.

“Eles morreram vomitando lama, porque passavam o dia inteiro perambulando em busca de comida, a dona deles não dava comida nem água, forçando os bichinhos a viver pela rua, atrás do que comer e beber, eu mesmo cheguei a alimentá-los em diversas oportunidades”, falou uma senhora no grupo social.

Foi uma coisa horrível de se ver.

Os marginais massacraram os pobres animais e, segundo denunciante, ainda chegaram a tirar o couro de um deles, ainda com vida.

“A Sylnara me enviou áudio confirmando que foram 4 cachorros, 4 amigos de pêlos assassinados de forma cruel”, relatou a professora Manuelina Martins Veloso. “Ela fez a denúncia, ainda não enterrou os corpos, está aguardando a pessoa da delegacia. Disse que ainda tiraram parte do couro de  um dos cachorros.”

As autoridades policiais anunciam estar encaminhando providências para identificar e punir os autores.


CASO DOS GATOS

A cidade de Altos, 42 km de Teresina, está se notabilizando pela matança de animais. Há duas semanas vários gatos apareceram mortos no conjunto Primavera. Segundo alegação dos tutores, os animais teriam sido envenenados por  uma capina química por empresa especializada.

A empresa negou implicação no caso e disse que o material usado não provoca morte de pequenos animais e sim apenas da vegetação. Não se tem notícia de investigação em andamento para identificar e punir os responsáveis.

Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de um terço a um sexto. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e diga-me o que pensa.