Falando de política, cultura e liberdade de imprensa e de expressão.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
terça-feira, 1 de outubro de 2024
sexta-feira, 6 de setembro de 2024
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PT enfrenta dificuldades nas eleições municipais de 2024
![]() |
Maria do Rosário (Porto Alegre) e Leitão (Fortaleza) |
O Partido dos Trabalhadores (PT) enfrenta um cenário desafiador nas eleições municipais deste ano, conforme indicam as pesquisas de intenção de voto. Mesmo com um presidente da República no Palácio do Planalto, o partido corre o risco de repetir o pior desempenho de sua história, semelhante ao registrado em 2020, quando não conseguiu eleger prefeitos em nenhuma capital. A informação é do site O Antagonista.
Na capital gaúcha, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) chegou a liderar as primeiras pesquisas, mas foi ultrapassada pelo atual prefeito Sebastião Melo (MDB). Segundo pesquisa da Quaest, Melo aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Maria do Rosário tem 31%, além de enfrentar uma rejeição de 48%, a mais alta entre os candidatos.
Em Teresina (PI), o ex-prefeito Silvio Mendes (União) lidera com 46% das intenções, seguido por Fábio Novo (PT), que aparece com 37%. Já em Fortaleza (CE), o petista Evandro Leitão está em terceiro lugar, atrás de Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT).
Com dificuldades nas capitais, o PT volta sua atenção para cidades com mais de 100 mil habitantes, especialmente na Bahia, onde tem boas chances de vitória em municípios como Feira de Santana e Vitória da Conquista. O partido também aposta em alianças, como nas reeleições de Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro e João Campos (PSB) no Recife, e na chapa de Guilherme Boulos (PSOL-SP) com Marta Suplicy (PT) como vice em São Paulo.
sábado, 17 de agosto de 2024
sexta-feira, 16 de agosto de 2024
quarta-feira, 14 de agosto de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024
terça-feira, 9 de julho de 2024
quinta-feira, 4 de julho de 2024
terça-feira, 2 de julho de 2024
"CHOQUEI PIAUÍ" COMEÇA A SER DESMASCARADA_
Notícia do NewsPiauí aponta para uma decisão enérgica da justiça contra determinada campanha pré-eleitoral difamatória em Teresina e que se disfarça de boazinha. O chamado "ódio do bem".Na prática, a CHOQUEI PIAUÍ está sendo desmascarada. Seu endereço informal funciona bem ali no coração de Teresina, imediações da Praça Pedro II. Detalhes, oportunamente. Diz a matéria:
"O juiz eleitoral Washington Luiz Gonçalves Correia, da 63ª Zona Eleitoral de Teresina,x deferiu pedido feito através de uma representação movida pela assessoria jurídica do União Brasil que confirma divulgação de fake news contra o pré-candidato a prefeito de Teresina, Silvio Mendes.
'Ao se analisar a postagem objeto da presente representação, extrai-se seu caráter de propaganda negativa antecipada e se mostra irregular, pois está em desacordo com a legislação eleitoral em vigor', diz a decisão.
Além disso, a justiça determinou que perfis de fofoca que se escondem no anonimato, como 'Saiba Tudo Teresina' e 'Piauilandia', tenham seus devidos autores identificados.
Comento:
Quando isso acontecer, ficaremos sabendo que todos estão intrinsecamente ligados a um determinado deplorável que atualmente se denomina um "bolsonarista de esquerda".
Como se isso fosse possível. (TR)
quarta-feira, 26 de junho de 2024
Prefeitura de Teresina é crucial para o PT nacional?
Coloco antes como questionamento e seguindo a cronologia do caso:
1. Lula e Fernando Henrique Cardoso se encontram em São Paulo. Está aqui a notícia: "O (suposto) presidente Lula (PT) se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta segunda-feira (24/6) em São Paulo. Durante o encontro entre os dois, o fotógrafo Ricardo Stuckert registrou o momento (g1)."
2. João Vicente Claudino anuncia desistência da pré-candidatura a prefeito de Teresina (PI). Notícia a seguir (25/6): "O ex-senador João Vicente Claudino anunciou, na manhã desta terça-feira (25), a desistência da pré-candidatura a prefeito pelo PSDB (cidadeverde.com)."
3. JVC garante que partido segue com candidatura própria em Teresina. "Ainda em entrevista, JVC garantiu que o partido seguirá com a pré-candidatura própria em Teresina (cidadeverde.com)."
4. No mesmo dia: Silas Freire anuncia que pode assumir pré-candidatura a prefeito de Teresina; na sequência, informa desistência. "JVC desiste de pré-candidatura; Silas Freire ou Edson Melo podem ocupar a vaga" - 25/6 (mpiaui)"; "Silas Freire decide retirar o nome da disputa para a Prefeitura de Teresina. O apresentador comunicou a decisão ao ex-senador João Vicente Claudino nesta quarta-feira - 26/6 (gp1)."
5. Após encontro com direção nacional, Jorge Lopes anuncia pré-candidatura a prefeito da capital piauiense. A seguir, nota do próprio Lopes (26/6): "Marcone Perillo fez o convite ao Presidente da Federação PSDB Cidadania de Teresina Jorge Lopes, para ser o nome do partido na disputa de prefeito de Teresina."
Curioso que tudo isso tenha acontecido depois da emblemática reunião entre Lula e FHC. Isso quer dizer que a prefeitura de Teresina é uma questão crucial para o PT nacional.
Mistérios à luz do dia.
(Toni Rodrigues)
quarta-feira, 12 de junho de 2024
Novos áudios citam vereador, deputado, pré-candidato e até governador
Novos vazamentos. Novos personagens mencionados nas gravações. Nenhuma providência das autoridades competentes. E seguem tentando levar a eleição na maior cara dura. Como aliás eles sempre fazem. Não tem nada de serviço prestado, nem liderança. É apenas aquilo mesmo.
Os novos áudios acusam um vereador, um deputado estadual e um pré-candidato a vereador da coligação governista. E citam até a mais alta autoridade estadual.
Segundo informações de um site de notícias da capital, a Procuradoria Eleitoral do Piauí ainda não tomou conhecimento formal dos áudios vazados e que mostrariam implicações sérias de elementos ligados à campanha do deplorável deputado Fábio Novo (PT). Pergunto: seus representantes estão vivendo em que planeta? E não poderiam agir de ofício? País cada vez mais difícil. E a gente sabe o porquê.
Acesse aqui
segunda-feira, 10 de junho de 2024
DNIT requer retirada de semáforo em Altos
No item 1.6 do Ofício nº 97353/2024/SRE - PI, informa-se: "Considerado que existem 02 (dois) semáforos relatados no item 1.1 e que não há registros de solicitação de implantação dos mesmos pela prefeitura de Altos junto ao DNIT, inclusive que trouxessem justificativas e estudos técnicos para que pudessem operar na rodovia federal BR-343/PI, como descrito na norma 'Manual Brasileiro de Sinalização de trânsito - Volume V - Sinalização Semafórica - Conselho Nacional de Trânsito', se vislumbra a possibilidade de que se elimine um deles para que o trânsito local possa ser internamente canalizado para otimizar uma única travessia semaforizada."
O DNIT afirma ainda que: "Há relatos de retenção de veículos na rodovia federal em horários de pico, em detrimento de baixa demanda por travessia das ruas locais, ensejando modificações no arranjo semafórico no centro de Altos."
Os semáforos mencionados foram instalados na gestão da ex-prefeita Patrícia Leal (2013/2020). Não houve, no entanto, a regulamentação do processo junto ao DNIT. (Toni Rodrigues)
O que significa ser candidato a vereador
Ao se candidatar, uma pessoa pode trabalhar na elaboração de leis que atendam às necessidades locais, como melhorias na infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. Além disso, os vereadores têm o poder de fiscalizar o executivo municipal, garantindo a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.
Outro aspecto relevante é a possibilidade de estar mais próximo da população, entendendo suas demandas e buscando soluções efetivas. Ser vereador permite influenciar políticas públicas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, promovendo justiça social e qualidade de vida. É uma forma de exercer cidadania ativa e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Por isso não renda. Não se venda. (Toni Rodrigues)
terça-feira, 4 de junho de 2024
segunda-feira, 3 de junho de 2024
Segurança divulga lista com 400 nomes de vítimas que terão celulares devolvidos
Mais 400 pessoas, que tiveram celulares roubados, terão os aparelhos devolvidos pela Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), através da Superintendência de Operações Integradas (SOI). O edital com os nomes foi divulgado nesta segunda-feira (03) e a restituição será realizada no próximo dia 13.
"Vamos realizar a devolução de 400 celulares. Além do edital de convocação publicado no site e nas redes sociais da Segurança Pública, notificaremos via WhatsApp as pessoas que devem comparecer à sede da Secretaria de Segurança Pública na próxima quinta-feira, dia 13", explicou o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta.
A restituição será realizada na quinta-feira (13), das 8h30 às 14h00, obedecendo à ordem de chegada, com a distribuição de senhas no início do horário de atendimento. Para devolução é necessário levar boletim de ocorrência, nota fiscal ou outro documento que comprove a propriedade do aparelho.
A sede da SSP-PI fica localizada na Rua Walfran Batista, 91, bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina.
Com informações Cidadeverde.com
Jorge Lopes convoca Federação PSDB Cidadania de Teresina para debater cenário político
O Presidente da Federação PSDB Cidadania de Teresina, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, com escudo nos arts. 15, Parágrafo único, 17, 3o,20 e incisos de I a V e 45, CONVOCA os membros do Colegiado para reunião extraordinária, no próximo dia 5 (quarta ) de junho do fluente ano, às 15 h, na Câmara Municipal de Teresina, no Gabinete do Ver. Edson Melo (PSDB).
Pauta:
I - Fazer análise da conjuntura e tomar decisões políticas;
II - Definir o calendário de reuniões com os pré-candidatos a vereadores da Federação PSDB Cidadania;
III - Posicionamento do atual cenário das pré-candidaturas majoritárias e proporcionais;
IV - Análise da postura ética e disciplinar dos partidos federados;
V - Inserção do Instituto Teotônio Vilela na consultoria ao Plano de Governo do pré-candidato a Prefeito da Federação PSDB Cidadania
Teresina, 03 de junho de 2024
Jorge Lopes
Presidente da Federação PSDB Cidadania de Teresina
domingo, 2 de junho de 2024
Mapa do século XIX pode resolver impasse entre Piauí e Ceará na "Terra de Ninguém"
Notícia do site UOL:
"Um mapa de 1840 achado em uma pequena loja de antiguidade de Londres foi adicionado pela PGE (Procuradoria Geral do Estado) do Piauí como mais uma prova de que o estado vizinho, o Ceará, teria se apossado ilegalmente de parte do seu território. Desde 2011, Piauí e Ceará travam duelo em uma ação no STF proposta pelo lado piauiense, que contesta a titularidade do Ceará de uma área de 2.874 km²."
Segue a matéria. "Na área vivem 25 mil moradores em 13 municípios, que mudariam de estado caso haja alteração de divisa. No caso, o governo do Piauí alega que a divisa entre os estados deveria ter como base a Serra de Ibiapaba, mas no mapa atual boa parte da área a leste está sob posse do Ceará."
Lívio Bonfim, chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário do Piauí, afirma que: "O mapa que foi juntado confirma a tese piauiense e está em harmonia com os documentos juntados aos autos do processo."
O que pude apurar
Estive no local em 1999 para uma reportagem especial do jornal em que trabalhava na época. Os moradores da região são unânimes em afirmar que a divisa se dá no alto da serra no que eles chamam de divisor de águas. Essa senhora que aparece comigo na foto afirmou que o mastro foi colocado ali pelo menos no começo do século XX.
Mas que todos sabem pela tradição oral, aquela em que se passa de pai para filho, que a divisa é exatamente ali. Na minha matéria (que foi ganhadora de prêmio de reportagem naquele ano) mostrei que havia de fato uma invasão cearense. E que a maioria dos moradores da área realmente tinha predileção pelos servidores dos cearenses.
Mas isso foi naquela época. seria interessante uma nova incursão que faremos em breve para retratar a realidade do sentimento de hoje.
![]() |
Mapa antigo incorporado aos autos |
Perícia determinada STF
Após tentativas de conciliação sem sucesso, a relatora do caso, ministra Carmen Lúcia determinou que o Exército fizesse uma perícia, que foi iniciada em outubro de 2023. O estudo foi pago pelo Piauí e está em andamento, e o Exército informou que deve entregar o resultado até o fim do próximo mês (junho 2024).
Por que acontece?
Isso ocorre porque os piauienses foram literalmente abandonados pelos governos desde então. O Ceará no entanto os acolheu e os tratou em melhores condições conforme depoimentos que colhi na época para minha reportagem.
Um outro dado curioso: a Constituiçao de 1988 traz um artigo que determina quatro anos para resolução de conflitos territoriais entre os estados. Os governadores de entao Freitas Neto e Ciro Gomes simplesmente negligenciaram providências no sentido de resolver o impasse.
Sendo assim, predomina aquele que melhor atuação manteve na chamada "Terra de Ninguém". Por isso minha matéria foi intitulada "A Invasão Cearense". Os cearenses se impuseram pela qualidade dos serviços prestados. (Toni Rodrigues)
sábado, 1 de junho de 2024
Credibilidade: Gustavo Medeiros 74,94% contra 5,71% de Ramiro Saraiva
O terceiro colocado Zé Osmar aparece com 3,47% na pesquisa espontânea realizada pelo Instituto
Pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade confirma a vantagem do prefeito Gustavo Medeiros (UB, foto principal) na disputa eleitoral deste ano. Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 25 e 26 de março e divulgada neste sábado, 1º de junho, Medeiros conta com 74,94%% de preferencia do eleitorado na espontânea.
Seu principal concorrente, vereador Ramiro Saraiva (PT), aparece com 5,71%, uma diferença de aproximadamente 69 pontos percentuais. O terceiro colocado, advogado José Osmar (PSD) aparece com 3,47%.
Na estimulada, a liderança de Gustavo Medeiros se mantém. Ele aparece com 77,42% contra 7,69% atribuídos ao seu principal concorrente. O terceiro colocado aparece com 4,47%.
Votos válidos e rejeição
Em relação aos votos válidos, a vantagem de Gustavo Medeiros é ampliada. Ele desponta com 86,42%. O segundo colocado, vereador Ramiro, obtém 8,59%; e o terceiro colocado, pré candidatos Zé Osmar, ficou com 4,99%.
A maior rejeição é do vereador Ramiro, com 31,27%, segundo a pesquisa, registrada no TRE/PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) sob número PI-01227/2024. Em segundo, Zé Osmar com 28,54%; e terceiro Gustavo Medeiros, com 3,72%.
Compromisso de gestão
Os números da recente pesquisa apontam uma vitória retumbante do atual prefeito em 6 de outubro. Medeiros vem de uma longa tradição política. Mais do que isso: ele afirma atuar para dignificar essa trajetória.
Questionado, Medeiros afirma que esse resultado reflete, certamente, o instante da disputa. É uma fotografia do momento. Mas também é uma resposta do eleitorado ao que ele chama de compromisso de realizações e correta aplicação do dinheiro público.
Mais do que politica, conforme o prefeito, é preciso fazer gestão. "Mesmo que isso possa trazer algumas dificuldades políticas pontuais", pontua.
Vereador Ramiro (à esq.), escolhido pelo PT municipal; Zé Osmar migrou para PSD
Os concorrentes se dividiram
Os concorrentes de Gustavo Medeiros na disputa eleitoral deste ano. Pertenciam ao PT, cujo diretório municipal escolheu o vereador Ramiro Saraiva.
O advogado Zé Osmar, que também pleiteava candidatura, inicialmente decidiu recorrer ao diretório estadual do partido. No entanto, algumas semanas atrás, decidiu se filiar ao PSD. (Toni Rodrigues)
Gustavo Gayer impõe derrota judicial a André Janones: “Desqualificado”
No vídeo de hoje:
- Gustavo Gayer impõe
derrota judicial a André Janones: “Desqualificado”.
- André Fernandes fecha
escritório político em Fortaleza (CE).
- Globo assustada com
possibilidade de “condenado” assumir presidência.
Comente e compartilhe.
Obrigado e vamos
adiante.
sexta-feira, 31 de maio de 2024
Ismael Silva anuncia ação por assédio contra pré-campanha de Fábio Novo
O vereador Ismael Silva (PP, foto), de Teresina, anunciou ação judicial contra a pré-campanha do PT à prefeitura da capital, citando o pré-candidato a vereador Gustavo Feijó como intermediador do pré-candidato a prefeito, o deplorável deputado Fábio Novo, na tentativa de cooptar pré-candidatos da oposição, especialmente do União Brasil. O parlamentar teresinense enfatiza que todo assédio será tornado público e lamenta que adversários recorram a esse tipo de expediente, que pode ser ampliado durante a campanha propriamente dita, "caso providências não sejam adotadas." (TR)
#ismaelsilvathe #eleições2024 #teresina #piauí #ministeriopublicoeleitoral #justiçaeleitoral #trepi
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Ex-funcionária processa Caetano Veloso e pede indenização milionária
terça-feira, 28 de maio de 2024
Porque pagamos taxa de iluminação pública?
"Essa contribuição tem como objetivo garantir a segurança, mobilidade e bem-estar da população, assegurando um ambiente mais seguro durante a noite. A arrecadação proveniente dessa taxa é destinada às prefeituras municipais, que são responsáveis por gerenciar os serviços de iluminação pública em suas jurisdições."
Quem é contra a iluminação pública é a favor da criminalidade. Do banditismo. Considera que existe uma lógica no assalto. Defende elementos que aos finais de semana roubam celulares para tomar uma cervejinha. Ainda que de vez em quando provoquem o dano colateral de uma morte inocente durante o assalto. Atua em favor de marginais que se aproveitam da escuridão para atacar pessoas indefesas, principalmente mulheres.
Veja essas imagens aéreas de Altos à noite. Muito diferente do passado recente. Claro que ainda precisa melhorar. E vai.
Mas o momento atual é muito melhor do que antes.
Pagamos a iluminação pública porque precisamos de uma cidade mais segura e bela.
Analise comigo e vamos adiante.
Foto: Imagem aérea do bairro Tranqueira à noite (atualidade).
@tonirodriguesalemdanoticia
sexta-feira, 24 de maio de 2024
quinta-feira, 23 de maio de 2024
sábado, 18 de maio de 2024
Jornalista J. R. Guzzo condenado por criticar mulher de Chico Buarque
Altos se mobiliza contra exploração sexual de crianças e adolescentes
Segundo informações do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil - no entanto, esse número pode ser ainda maior, já que apenas 7 em cada 100 casos são denunciados.
O estudo ainda esclarece que 75% das vítimas são meninas e, em sua maioria, negras. Recentemente tivemos o caso da Ilha de Marajó, denunciado em rede nacional e internacional. São centenas de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes todos os anos.
Mesmo assim, agências de checagem da esquerda afirmam se tratar de desinformação. O Brasil está virando um país cada vez mais difícil e a politicagem de nível rasteiro termina por prejudicar a luta verdadeira para garantir a integridade das nossas crianças e adolescentes.
Sigamos adiante.
(Toni Rodrigues)
sexta-feira, 17 de maio de 2024
Plano para contenção de cheias no Sul foi arquivado por Dilma
quarta-feira, 15 de maio de 2024
terça-feira, 14 de maio de 2024
Suspeito de matar ex-mulher e enteado e incendiar casa é indiciado por 5 crimes; irmã e mãe da vítima tiveram 40% do corpo queimado
A Delegacia de Altos concluiu a investigação do assassinato de Helioene de Andrade, do filho dela, Flávio Henrique, de 13 anos, ocorrido no início de maio. Segundo o delegado André Moreno, o ex-marido de Helioene, Marcos Fortes, foi indiciado por cinco crimes. O crime aconteceu no dia 3 de maio.
segunda-feira, 13 de maio de 2024
9 prefeitos foram assassinados no Piauí em período de 10 anos
![]() |
Cézar Leal e Manoel Portela, mortos em 1996 |
Entre o final da década de oitenta e o início do século vinte e um nada menos que nove prefeitos e ex-prefeitos foram assassinados no Piauí. A maioria dos matadores permanece impune, com raríssimas exceções. Nas mais das vezes, a Justiça mantém encarcerados os executores e deixa em liberdade os mandantes, geralmente egressos da elite econômica e cultural da capital ou das oligarquias políticas do interior, responsáveis pela manutenção do nosso sistema de poder.
Em 1989, registrou-se o primeiro caso de assassinato de ex-prefeito por encomenda. Outros casos ocorreram antes, todos por conta de rixas localizadas. A partir daquela data, contudo, esse tipo de crime ganhou uma característica específica. Matava-se para tomar o poder e usava-se, como meio de financiamento do crime, o dinheiro público. Relacionamos, a seguir, os assassinatos de prefeitos ocorridos no Estado do Piauí e que geraram, em 1999, o surgimento de uma associação integrada pelos familiares das vítimas e que teve por objetivo denunciar os desmandos do sistema judiciário — que estaria privilegiando os mandantes em detrimento dos ditames legais.
OS PREFEITOS ASSASSINADOS
1 – FRANCISCO LUÍS DE MACEDO. Médico. Ex-prefeito de Padre Marcos. Assassinado em 29 de abril de 1989 num bar do bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, enquanto jogava sinuca com amigos. Durante uma partida, um elemento aproximou-se de Francisco Macedo e disparou um tiro à queima-roupa contra sua cabeça. Ele foi levado às pressas para o HGV, onde já chegou sem vida. O delegado responsável pela investigação, Delfino Vital de Araújo (então titular da delegacia de homicídios), concluiu que a morte foi praticada sob encomenda de familiares do ex-prefeito por conta da disputa política local.
![]() |
Raimundo Marques, de Luzilândia; e Abraão Gomes, de Porto |
2 – ABRAÃO GOMES DE OLIVEIRA. Agropecuarista. Ex-prefeito de Porto. Deputado estadual. Morto em 1º de agosto de 1989, quando exercia o mandato de deputado estadual. A polícia apontou o pistoleiro Alcides Nery do Prado como executor. Ele está preso na penitenciária Major César Oliveira, onde converteu-se ao protestantismo. Abraão Gomes foi morto no momento em que chegava em casa, início da casa, após a sessão legislativa. O Ministério Público acusou, como mandante, o advogado Virgílio Bacelar, irmão do prefeito Dó Bacelar e adversário político de Abraão Gomes. Virgílio nunca foi levado a julgamento.
3 – GERARDO LINHARES. Médico. Prefeito de José de Freitas. Morto em 1990 no centro da cidade, diante do Hotel Municipal. O crime foi presenciado por dezenas de testemunhas. O motivo do crime teria sido a disputa por terras naquele município. O prefeito desapropriara área pertencente à família do matador, Lourival Holanda da Silva, que teve como cúmplice na execução Antônio Paulo Filho. Os dois foram condenados pela juíza Rosa Moura Leal.
![]() |
João Brígido (Capitão de Campos) e Gerardo Linhares (José de Freitas) |
4 – JOAQUIM FONSECA SANTOS. Prefeito de Redenção do Gurguéia. Morto em 9 de abril de 1991. Mandato conturbado. Joaquim Fonseca reclamava de perseguições políticas e ameaças. Foi morto aos 40 anos de idade numa chácara de sua propriedade localizada a 6 km do centro de Redenção do Gurguéia. O prefeito estava rompido com a vice Eunice de Castro Macedo, membro de poderosa família política daquela região. O rompimento se deu apenas seis dias depois da posse porque, segundo ele, “os Macedo queriam fazer uma administração paralela.” Joaquim Fonseca foi morto com um tiro de espingarda calibre 12 nas costas. Cinco pessoas são apontadas como mandantes do crime: a então vice-prefeita Eunice Macedo, seu esposo Dílson Marques Fernandes e três elementos que à época exerciam mandatos de vereador. Como autores materiais foram apontados os agricultores Salvador e Termozires. A viúva, Elita, que depois se elegeria prefeita, afirma que o crime contou com a participação do esquema do coronel José Viriato Correia Lima.
5 – WÍLSON PIO BARBOSA. Prefeito de São Félix do Piauí. Assassinado em 1º de agosto de 1992 durante uma acalorada discussão com seu adversário político José Filho, empresário da cidade e que depois se tornaria assessor especial do ex-governador Francisco Moraes Souza (Mão Santa). Wilson Pio foi morto com um tiro no peito. José Filho foi levado a julgamento em 20 de dezembro de 1999 e absolvido por quatro votos a três. Os jurados entenderam que ele matou em legítima defesa. Antes de ser morto, Wilson Pio teria sacado de um revólver sem balas. O irmão da vítima, entrevistado para o livro “Matadores de Prefeitos”, denunciou que houve mobilização do governo do Estado, na época, para corromper as testemunhas e garantir a absolvição.
6 – CÉZAR AUGUSTO LEAL PINHEIRO. Prefeito de Altos. Ex-bancário. Ex-vereador. Morto na noite de 11 de abril de 1996 em sua própria residência. O executor, Raimundo Nonato Alves dos Santos, conhecido como “Gordinho”, havia pedido uma carrada de piçarra para, supostamente, aterrar a área diante de sua casa que estaria alagada. Estava acompanhado pelo pistoleiro Francisco Alves Barbosa, o “Pacajás”, intermediário da negociação. O promotor de Justiça Renné Piauilino acusou o então vice-prefeito Antônio Orlando da Silva como mandante. Gordinho foi preso na madrugada de 12 de abril e confessou o assassinato, dando nomes ao intermediário e ao mandante. Teriam participado ainda os marchantes Abimar Paixão de Sousa, o Abimar “Marinheiro”, e seu filho, Afrânio Paixão de Sousa. Posteriormente, no depoimento à Justiça, foi orientado pelos advogados Nazareno Weimar The e Odonias Leal a mudar o nome do mandante para Orlando Loyola, provocando com isso a “contaminação” do processo e dificultando o trabalho da Justiça para garantir a punição ao verdadeiro mandante, que permanece impune até os dias atuais.
7 – MANOEL PORTELA DE CARVALHO. Prefeito recém-eleito de Aroazes. Morto em 11 de dezembro de 1996 ao chegar na sua residência no conjunto habitacional Parque Piauí, zona Sul da capital. Desceu do carro para abraçar os filhos pequenos que o esperavam à porta. Era por volta de 22 horas. O pistoleiro Cícero Godoy da Silva o matou com um tiro na cabeça. O então procurador-geral de Justiça Antônio de Pádua Linhares apontou como mandante o ex-candidato Manoel Raimundo do Nascimento Vale, derrotado por Manoel Portela na eleição daquele ano, e o delegado Francisco Bernardone da Costa Vale, que se encontra preso por determinação judicial.
8 – RAIMUNDO NONATO MARQUES. Prefeito de Luzilândia, região Norte do Estado. No dia 8 de agosto de 1997, como de costume, compareceu ao Posto Rural, de sua propriedade, a aproximadamente 15 km do centro da cidade, na localidade Encruzilhada. Prefeito pela terceira vez, foi morto por Ézil Barbosa Teixeira, que se encontra preso, supostamente a mando do também prefeito Antônio Lisboa, de Madeiro do Piauí. Lisboa nunca foi julgado pelo caso. Anualmente, a família de Raimundo Marques manda afixar out-doors em Luzilândia, cidades vizinhas e na capital exigindo justiça no caso.
9- JOÃO BATISTA FILHO (JOÃO BRÍGIDO). Prefeito de Capitão de Campos pela terceira vez. Início da noite, 12 de janeiro de 1999. Está sentado na porta de casa, à avenida Presidente Kennedy, a principal da cidade, juntamente com a esposa, Ediza Batista Cavalcante, e o comerciante Francisco Stanislaw Vieira, farmacista com estabelecimento próximo à residência do prefeito. Dois motoqueiros se aproximam, diminuem a velocidade, um deles dispara contra a cabeça e o tórax do prefeito. O comerciante Chico Vieira também foi atingido na perna esquerda e de “raspão” no tórax. João Brígido havia ficado conhecido nacionalmente em 1993 ao denunciar a ramificação da Máfia do Orçamento no Piauí através da Fundação Vivili, sediada em Capitão de Campos. Depois de dois meses de intensas investigações, o delegado José Lima Teles, especialmente designado para o caso, apontou como mandantes do crime o então vice-prefeito Paulo da Silva Andrade e o advogado Antônio Mendes Moura, radicado em Piripiri. O executor foi o pistoleiro Raimundo Nonato Paulino. Em depoimento à Polícia Federal, ele confessou que o assassinato (cujo contrato foi de três mil reais) de Brígida seria pago com recursos do FPM (Fundo de Participação do Município). A procuradora de Justiça Rosimar Leite Carneiro denunciou à época que fora feita uma licitação para contratar a morte do prefeito. O primeiro pistoleiro contatado teria pedido sete mil reais para praticar o crime. “Ganhou quem pediu menos”, arrematou. (TONI RODRIGUES)
BAIXE AQUI O LIVRO MATADORES DE PREFEITOS - TONI RODRIGUESdomingo, 12 de maio de 2024
Entre realidade e ficção: As semelhanças surpreendentes entre Dr. Pessoa e Odorico Paraguaçu
Teresina, PI - Num cruzamento entre realidade e ficção, os cidadãos de Teresina, capital do Piauí, encontram uma figura política que parece saída diretamente de uma novela clássica da televisão brasileira. O atual prefeito, José Pessoa Leal, ou simplesmente Dr. Pessoa (na foto/reprodução com eleitor diante de sua residência pouco depois da posse, em 2021), tem chamado a atenção pela sua maneira peculiar de administrar a cidade, lembrando os tempos em que o Brasil acompanhava as peripécias de Odorico Paraguaçu, o inesquecível prefeito fictício da cidade de Sucupira, na Bahia, da novela O Bem Amado, escrita por Dias Gomes. As semelhanças entre essas duas figuras são mais do que meramente superficiais; há algo profundamente familiar entre os dois. Desde sua posse, Dr. Pessoa tem surpreendido a todos com seu jeito excêntrico e suas ações que muitas vezes beiram o surreal. Assim como Odorico Paraguaçu, ele parece viver em seu próprio mundo, onde decisões inusitadas e discursos confusos são constantes. Não é incomum encontrar Dr. Pessoa envolto em situações inusitadas, às vezes lembrando as trapalhadas de Odorico, que também sempre tinha um jeito muito próprio de tratar os problemas da cidade fictícia de Sucupira. Sem, no entanto, resolvê-los. Apenas empurrando as soluções com a barriga para encobrir a própria incapacidade.
O jeito lulista de reunir populares em torno de si
.
Deputada Amália Barros morre aos 39 anos
A deputada federal Amália Barros (PL-MT) morreu neste domingo (12.mai.2024), aos 39 anos. A informação foi divulgada em seus perfis nas redes sociais no início da madrugada, à 1h13. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Barros estava internada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde 1º de maio de 2024 para a retirada de um nódulo no pâncreas. No sábado (11.mai), sua equipe disse em suas redes sociais da congressista que ela passaria por uma nova cirurgia para tratar de “complicações no fígado” e que ela continuava em estado grave.
Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, em Mogi Mirim (SP). Ela perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos, por causa de uma infecção. Teve o globo ocular removido em 2016 e passou a usar uma prótese ocular. Sua história teria inspirado a Lei nº 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial.
A deputada estava em seu 1º mandato. Ela havia sido eleita deputada federal pelo Mato Grosso em 2022, com 70.294 votos. Também atuava como vice-presidente do PL Mulher.
Com informações do site Poder360
sábado, 11 de maio de 2024
Governo é acusado de investir contra pré-candidatos a vereador da oposição no Piauí
Marcelo Castro, sobre escândalo de emenda: “É tudo coincidência.”
Novos detalhes sobre o caso do senador Marcelo Castro que destinou recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 66 milhões que beneficiam seu sobrinho, o oftalmologista Thiago Castro. O deputado federal Castro Neto, filho de Marcelo. também participou da destinação. O deputado afirma que não tem nada com isso: “Não sou eu quem faz a licitação.”
O dinheiro passou primeiro pelo governo do estado. Depois foi parar no hospital H. Visão, pertencente a Thiago Castro. A revista Veja, em ampla reportagem, ressalta mais um detalhe curioso: até 2021, uma das sócias do Hospital Visão do Meio Norte era Maria José da Costa e Castro, irmã do senador e mãe de Thiago.
Marcelo Castro tripudia e garante que é tudo coincidência. Mestre do deboche político, o senador garante que soube há pouco tempo desse aparente conflito de interesses. “Foi um assessor que me disse que meu sobrinho estava participando do mutirão”, minimizou, ressaltando que a responsabilidade pela contratação é do governo do Piauí, comandado pelo PT. PT e MDB, partido do senador, são aliados políticos no estado.
O senador e seus familiares estão entre os maiores protagonistas de escândalos do estado do Piauí. E tudo indica que devem continuar assim. Num país em que ladrões condenados são retirados da cadeia, descondenados e depois colocados na presidência da República, não se pode esperar que uma bagatela de R$ 66 milhões cause algum tipo de punição aos implicados. De todo modo, apenas para constar, o Ministério Público está no caso. (Toni Rodrigues)
Escândalos de Fábio Novo na Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, diz Ministério Público_
Fábio Novo usou a Secult para se beneficiar politicamente, diz Ministério Público. Denúncia aponta que Novo confessou ao TCE-PI ter praticado improbidade. O promotor Ari Martins Alves Filho, que responde pela 44ª Promotoria de Justiça de Teresina, ajuizou ação contra o deplorável deputado e ex-secretário de Cultura do Piauí, por suposta improbidade administrativa cometida quando, no ano de 2016, comandava a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. Pode esperar que logo em seguida ele, Fábio Novo, virá dizer que está sendo politicamente perseguido pelo representante do Ministério Público. E o promotor sofrerá as maiores perseguições de que ele próprio terá notícia. Estilo bem conhecido dos petistas para tentar intimidar e silenciar sobre os escândalos praticados. Mas vamos adiante. Acesse o nosso vídeo Os muitos escândalos de Fábio Novo na Secretaria de Cultura do Piauí. Comente e compartilhe. Obrigado e vamos adiante. (Toni Rodrigues)
sexta-feira, 10 de maio de 2024
Altoenses fazem manifestação contra feminicídio e pedem justiça para Helioene Viana
Em Altos, 42 km de Teresina (PI), neste momento está se realizando uma grande manifestação popular contra o feminicídio - que é a violência extremada contra mulheres.
Na semana passada, uma mulher de 39 anos, Helioene Viana (foto), foi barbaramente assassinada e teve seu corpo totalmente queimado pelo ex-companheiro Marcos Fortes de Sousa.
O ato de selvageria terminou alcançando também o filho de Helioene, uma criança de 13 anos, autista, que está sobrevivendo amargamente com parte considerável do corpo queimado, e a mãe da vítima, uma senhora idosa que também se encontrava na residência.
Fogo na residência
O indivíduo também tocou fogo na residência, situada na avenida Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade.
Manifestantes percorrem ruas centrais de Altos e se reúnem em frente ao Fórum, na avenida Francisco Raulino (Fotos: Pedro Rodrigues)
Os manifestantes pedem paz e justiça. A cidade de Altos está se tornando uma das mais violentas da Grande Teresina, com ocorrências lamentáveis a cada semana.
É preciso realmente uma ação das autoridades. Mas também, e principalmente, do próprio povo - o que acontece agora através dessa manifestação. (TR)
quarta-feira, 8 de maio de 2024
JANAÍNNA PROCESSA ACUSADOR_
Janaínna Marques, deputada estadual e ex-prefeita, ingressou com ação judicial contra Francisco José de Oliveira Meireles, residente em Luzilândia.
Meireles teria chamado o marido da deputada, médico Alderico Gomes Tavares, de "corrupto" e "cretino".
Segundo o acusador, o médico teria montado uma empresa fantasma para ganhar dinheiro da prefeitura de Luzilândia e do governo do estado do PT, ilicitamente.
*** *** ***
Janaínna apresentou queixa-crime por calúnia, injúria e difamação com pedido de indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil.
As críticas de Meireles foram encaminhadas por WhatsApp a Márcio Marques, da cidade de Joca Marques, e difundidas em diversos grupos. (TR)
Fonte GP1.
PT insiste em fake news contra Silvio Mendes e Bolsonaro; e recebe reprimenda da Justiça Eleitoral
- "Justiça Eleitoral determina retirada de postagem que associam Bolsonaro a Silvio."
- E quanto aos institutos de pesquisa que fazem essa associação?
- Colocam em seu questionário: Silvio Mendes com apoio de Bolsonaro e Ciro Nogueira...
- O que dizer e fazer em relação a eles (os institutos) no âmbito da Justiça Eleitoral?
*** *** ***
Não se trata de repudiar apoio de Bolsonaro.
A questão é muito simples:
- Trata-se de uma afirmação mentirosa.
- Bolsonaro nunca declarou apoio a Silvio Mendes.
- Não existe vídeo tratando disso. Mostrando declaração de Bolsonaro a favor de Silvio Mendes.
- Nem existe nota pública ou vídeo de Silvio Mendes anunciando estar contando com apoio de Bolsonaro.
- É tudo armação do PT. Que tenta nos impor sua narrativa na cara dura.
O PT tem a mentira em seu DNA.
O deplorável deputado Fábio Novo também. (TR)
sexta-feira, 3 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024
segunda-feira, 29 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024
Silvio Mendes critica demissão de jornalistas em Teresina: “Nunca vi nada igual”
Numa longa entrevista ao canal Toni Rodrigues Além da Notícia, no Youtube, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, pré-candidato nas eleições 2024 pelo União Brasil, declarou que está preocupado com os avanços contra a liberdade de imprensa e de expressão em Teresina.
Sem citar os veículos, ele disse que vários jornalistas e apresentadores foram afastados de suas funções no rádio e na televisão depois que apresentaram questionamentos ou fizeram críticas a um determinado pré-candidato na capital, ligado ao governo do PT.
“Nenhuma democracia sobrevive calando a boca do jornalista”, declarou. “Se você tem um governo arrogante, prepotente, que não aceita a crítica, o risco é muito. E a gente está assistindo jornalistas sendo afastados. Pedro Alcântara, foi afastado da televisão onde trabalhava há 25 anos, e da Rádio Pioneira, porque fez perguntas a um candidato, que não gostou e ele foi demitido. Profissional, decano da comunicação piauiense.”
Mendes falou ainda que o apresentador Cláudio, do progama Comando Geral, foi afastado porque fez comentários sobre pesquisas. Soube ainda, segundo ele, que o apresentador Silas Freire foi afastado do programa Jogo do Poder, que “funciona quase como se fosse um partido político e que funciona claramente com objetivo de exaltar as virtudes de um determinado candidato.”
“Vivemos na época da mordaça?”
O pré-candidato relatou ainda que o radialista Paulo Brito teria sido afastado de emissora de rádio em Teresina por conta de comentários críticos sobre determinada candidatura da esquerda. “Estamos indo para onde? Estamos na época da mordaça?”, enfatizou. Silvio Mendes disse que se tratam de concessões públicas e que a paridade de forças precisa ser respeitada. “É preciso haver imparcialidade na cobertura e no tratamento com os senhores pré-candidatos.”
Silvio Mendes enumerou os vários problemas reclamados pela população de Teresina. Em primeiro lugar, a saúde, disparado. Em segundo, a insegurança e a ausência de limpeza pública. Falou também que a população reclama melhoria no sentor educacional. E se ressente da falta de oportunidade de emprego e renda. Mendes relacionou obras realizadas quando foi prefeito entre os anos de 2005 e 2010.
“O governo do PT fechou o Pronto Socorro do HGV”
“Fizemos o HUT. É um hospital de urgência que atende todo o estado. Tem um déficit de cerca de R$ 10 milhões por mês. De cada R$ 100 que a prefeitura arrecada, R$ 40 vão pra saúde. Por que falta medicamento? Por que falta exame? Por que tem uma fila enorme para atendimento? Isso precisa ser resolvido”, assinalou. O ex-prefeito disse que na época o então governador Wellington Dias (PT) fechou o Pronto Socorro do HGV (Hospital Getúlio Vargas).
Silvio Mendes disse que aumentou exponencialmente a concentração de renda no Piauí e por causa disso as pessoas têm que fazer opção entre comprar remédio ou comida. “Isso é dramático.” O ex-prefeito também falou sobre a questão do transporte urbano. Toda e qualquer medida será implantada depois de um diálogo franco e aberto com a população. (Toni Rodrigues)
terça-feira, 23 de abril de 2024
✅ O dia em que o governo do PT no Piauí matou Roberto Müller
sábado, 20 de abril de 2024
SE TODO ANO FOSSE ANO DE ELEIÇÃO_
Cerca de R$ 5,4 milhões. É quanto está sendo aplicado pelo governo do PT nos serviços de 57,6 mil m2 de pavimentação asfáltica em Altos/PI. Segundo o cartaz da obra, realizada pela Secretaria de Transportes, deve estar concluída em 90 dias. Mas não tem data de início, razão pela qual a gente não pode fiscalizar adequadamente. E o Ministério Público?! Enfim, a obra é boa. As motivações é que são infames. Só se realiza obra, em governos do PT, em ano de eleição. Parece até que se está usando a máquina pública do estado para tentar desequilibrar o pleito. E mais: abuso de poder político e econômico. De todo modo: seria muito bom se tivesse eleição todo ano. Altos já teria se tornado uma verdadeira Paris.
#governodopiauí #piauí #altospiauí #altos #asfaltamento #tonirodrigues