domingo, 11 de agosto de 2019

WELLINGTON DIAS: CHINA - MAIS UMA VIAGEM INÚTIL; ESPERE E CONFIRA

O governador Wellington Dias (PT) foi à China com uma comitiva capaz de fazer inveja a qualquer sultão árabe. Segundo apuramos, o chefe do executivo piauiense levou consigo nada menos que 36 assessores. O difícil é saber os nomes de todos eles e o que, de fato, foram fazer no continente asiático.

A viagem teria escala em Pequim e Shangai, e sua excelência afirma que foi apresentar potencialidades do Piauí aos empresários chineses que estariam interessados em investir em nosso estado. Com certeza, muita conversa fiada. Infelizmente, o Piauí já não tem tantos atrativos assim depois de 16 anos de governos petistas.

O governador sabe disso, muito mais do que possamos imaginar. Ele já fez inúmeras viagens anteriores ao exterior. Em todas elas, basicamente a mesma firula sem causa e sem efeito: supostamente apresentar o Piauí para potenciais investidores. Esteve na Alemanha, disse que os alemães iriam investir na melhoria da saúde do estado.

Em troca, recebemos aqui uma ONG que recebeu autorização para explorar o setor de saúde em Picos (311 km de Teresina). Não melhorou nada. De acordo com depoimento de morador da cidade, o hospital regional do município nunca esteve tão ruim. Como de resto a grande maioria dos hospitais regionais de todo o estado.

A Associação se chama ProBrasil e teve como participante em nosso estado o médico alemão Michael Metzner, do UKB. Montou-se a famosa Policlínica, pertencente aos alemães e que em seguida assumiu a coordenação do hospital público numa suposta parceria muito criticada na época pelos setores pensantes da sociedade.

O prédio da Policlínica foi inaugurado na presença do então governador Wellington Dias em outubro de 2009, com o então prefeito de Picos, Gil Medeiros, e o Presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht. Os seus idealizadores dizem que houve resistência do setor privado com objetivo claríssimo de antagonizar a população com os resistentes ao projeto por tudo de danoso que o mesmo representa para o estado. Somente em abril de 2014 se deu o início do atendimento.

Demais disso, Dias já esteve na Itália, nos Estados Unidos, Portugal, Canadá, dentre outros destinos. Curioso enfatizar que o mencionado governante só viaja nos meses de janeiro, julho/agosto e dezembro/janeiro, períodos de férias por aqui. Um detalhe: o governador piauiense tira férias por decreto. Não ria nem chore. Apenas fique atento e pergunte, depois, que resultado terá essa nova viagem, já que todas as demais, anteriores, nunca trouxeram absolutamente nada de interessante. Somente gastos para o estado e, claro, propiciando a sua excelência mais algumas milhas em seu passaporte internacional. A volta ao mundo em muitos governos, já que se trata de um imperador que governa o estado do Piauí em situação ad eternum.

Os italianos iriam investir na produção de vinhos. Os portugueses igualmente. Os americanos iriam explorar nossos destinos turísticos e com isso gerar emprego e renda. Os canadenses nos ajudariam com a melhoria do sistema prisional. Nenhuma melhora se viu desde então. Os alemães, de novo eles, também nos ajudariam, além da saúde, com a questão da segurança pública. Nesse caso, até a então vice-governadora Margareth Coelho, hoje deputada federal, do PP, ajudou a iludir a opinião pública piauiense com a narrativa de que o Piauí estava se associando ao que existe de mais moderno em termos de desenvolvimento em geral. Não ria nem chore. Diga apenas “Maria, Valei-me”. Afinal, estamos no Piauí, terra do sol e da luz. É feliz quem vive aqui. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e diga-me o que pensa.