quarta-feira, 26 de junho de 2024

Prefeitura de Teresina é crucial para o PT nacional?


Coloco antes como questionamento e seguindo a cronologia do caso:

1. Lula e Fernando Henrique Cardoso se encontram em São Paulo. Está aqui a notícia: "O (suposto) presidente Lula (PT) se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta segunda-feira (24/6) em São Paulo. Durante o encontro entre os dois, o fotógrafo Ricardo Stuckert registrou o momento (g1)."

2. João Vicente Claudino anuncia desistência da pré-candidatura a prefeito de Teresina (PI). Notícia a seguir (25/6): "O ex-senador João Vicente Claudino anunciou, na manhã desta terça-feira (25), a desistência da pré-candidatura a prefeito pelo PSDB (cidadeverde.com)."

3. JVC garante que partido segue com candidatura própria em Teresina. "Ainda em entrevista, JVC garantiu que o partido seguirá com a pré-candidatura própria em Teresina (cidadeverde.com)."

4. No mesmo dia: Silas Freire anuncia que pode assumir pré-candidatura a prefeito de Teresina; na sequência, informa desistência. "JVC desiste de pré-candidatura; Silas Freire ou Edson Melo podem ocupar a vaga" - 25/6 (mpiaui)"; "Silas Freire decide retirar o nome da disputa para a Prefeitura de Teresina. O apresentador comunicou a decisão ao ex-senador João Vicente Claudino nesta quarta-feira - 26/6 (gp1)."

5. Após encontro com direção nacional, Jorge Lopes anuncia pré-candidatura a prefeito da capital piauiense. A seguir, nota do próprio Lopes (26/6): "Marcone Perillo fez o convite ao Presidente da Federação PSDB Cidadania de Teresina Jorge Lopes, para ser o nome do partido na disputa de prefeito de Teresina."

Curioso que tudo isso tenha acontecido depois da emblemática reunião entre Lula e FHC. Isso quer dizer que a prefeitura de Teresina é uma questão crucial para o PT nacional.

Mistérios à luz do dia.

(Toni Rodrigues)



quarta-feira, 12 de junho de 2024

Novos áudios citam vereador, deputado, pré-candidato e até governador


Novos vazamentos. Novos personagens mencionados nas gravações. Nenhuma providência das autoridades competentes. E seguem tentando levar a eleição na maior cara dura. Como aliás eles sempre fazem. Não tem nada de serviço prestado, nem liderança. É apenas aquilo mesmo.

Os novos áudios acusam um vereador, um deputado estadual e um pré-candidato a vereador da coligação governista. E citam até a mais alta autoridade estadual.

Segundo informações de um site de notícias da capital, a Procuradoria Eleitoral do Piauí ainda não tomou conhecimento formal dos áudios vazados e que mostrariam implicações sérias de elementos ligados à campanha do deplorável deputado Fábio Novo (PT). Pergunto: seus representantes estão vivendo em que planeta? E não poderiam agir de ofício? País cada vez mais difícil. E a gente sabe o porquê.


Acesse aqui


segunda-feira, 10 de junho de 2024

DNIT requer retirada de semáforo em Altos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, através da Superintendência Regional no Piauí, encaminhou ofício à prefeitura de Altos (PI), 42 km de Teresina, requerendo a retirada do semáforo localizado no cruzamento da avenida Francisco Raulino com a rua Dom Pedro II.

No item 1.6 do Ofício nº 97353/2024/SRE - PI, informa-se: "Considerado que existem 02 (dois) semáforos relatados no item 1.1 e que não há registros de solicitação de implantação dos mesmos pela prefeitura de Altos junto ao DNIT, inclusive que trouxessem justificativas e estudos técnicos para que pudessem operar na rodovia federal BR-343/PI, como descrito na norma 'Manual Brasileiro de Sinalização de trânsito - Volume V - Sinalização Semafórica - Conselho Nacional de Trânsito', se vislumbra a possibilidade de que se elimine um deles para que o trânsito local possa ser internamente canalizado para otimizar uma única travessia semaforizada."

O DNIT afirma ainda que: "Há relatos de retenção de veículos na rodovia federal em horários de pico, em detrimento de baixa demanda por travessia das ruas locais, ensejando modificações no arranjo semafórico no centro de Altos."

Os semáforos mencionados foram instalados na gestão da ex-prefeita Patrícia Leal (2013/2020). Não houve, no entanto, a regulamentação do processo junto ao DNIT. (Toni Rodrigues)

O que significa ser candidato a vereador

Ser candidato a vereador é uma oportunidade para contribuir diretamente com o desenvolvimento e a melhoria da comunidade. Os vereadores têm a função de legislar, fiscalizar e representar os interesses dos cidadãos no âmbito municipal.

Ao se candidatar, uma pessoa pode trabalhar na elaboração de leis que atendam às necessidades locais, como melhorias na infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. Além disso, os vereadores têm o poder de fiscalizar o executivo municipal, garantindo a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Outro aspecto relevante é a possibilidade de estar mais próximo da população, entendendo suas demandas e buscando soluções efetivas. Ser vereador permite influenciar políticas públicas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, promovendo justiça social e qualidade de vida. É uma forma de exercer cidadania ativa e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por isso não renda. Não se venda. (Toni Rodrigues)

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Segurança divulga lista com 400 nomes de vítimas que terão celulares devolvidos


Mais 400 pessoas, que tiveram celulares roubados, terão os aparelhos devolvidos pela Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), através da Superintendência de Operações Integradas (SOI). O edital com os nomes foi divulgado nesta segunda-feira (03) e a restituição será realizada no próximo dia 13. 

"Vamos realizar a devolução de 400 celulares. Além do edital de convocação publicado no site e nas redes sociais da Segurança Pública, notificaremos via WhatsApp as pessoas que devem comparecer à sede da Secretaria de Segurança Pública na próxima quinta-feira, dia 13", explicou o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta.

A restituição será realizada na quinta-feira (13), das 8h30 às 14h00, obedecendo à ordem de chegada, com a distribuição de senhas no início do horário de atendimento. Para devolução é necessário levar boletim de ocorrência, nota fiscal ou outro documento que comprove a propriedade do aparelho. 

A sede da SSP-PI fica localizada na Rua Walfran Batista, 91, bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina.

Com informações Cidadeverde.com

Veja lista aqui


Jorge Lopes convoca Federação PSDB Cidadania de Teresina para debater cenário político


O Presidente da Federação PSDB Cidadania de Teresina, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, com escudo nos arts. 15, Parágrafo único, 17, 3o,20 e incisos de I a V e 45, CONVOCA os membros do Colegiado para reunião extraordinária, no próximo dia 5 (quarta ) de junho do fluente ano, às 15 h, na Câmara Municipal de Teresina, no Gabinete do Ver. Edson Melo (PSDB).

Pauta: 

I  - Fazer análise da conjuntura e tomar decisões políticas;

II  - Definir o calendário de reuniões com os pré-candidatos a vereadores da Federação PSDB Cidadania;

III  - Posicionamento do atual cenário das pré-candidaturas majoritárias e proporcionais;

IV  - Análise da postura ética e disciplinar dos partidos federados;

V    - Inserção do Instituto Teotônio Vilela na consultoria ao Plano de Governo do pré-candidato a Prefeito da Federação PSDB Cidadania 

Teresina, 03 de junho de 2024

Jorge Lopes

Presidente da Federação PSDB Cidadania de Teresina

domingo, 2 de junho de 2024

Mapa do século XIX pode resolver impasse entre Piauí e Ceará na "Terra de Ninguém"


Notícia do site UOL:

"Um mapa de 1840 achado em uma pequena loja de antiguidade de Londres foi adicionado pela PGE (Procuradoria Geral do Estado) do Piauí como mais uma prova de que o estado vizinho, o Ceará, teria se apossado ilegalmente de parte do seu território. Desde 2011, Piauí e Ceará travam duelo em uma ação no STF proposta pelo lado piauiense, que contesta a titularidade do Ceará de uma área de 2.874 km²."

Segue a matéria. "Na área vivem 25 mil moradores em 13 municípios, que mudariam de estado caso haja alteração de divisa. No caso, o governo do Piauí alega que a divisa entre os estados deveria ter como base a Serra de Ibiapaba, mas no mapa atual boa parte da área a leste está sob posse do Ceará."

Lívio Bonfim, chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário do Piauí, afirma que: "O mapa que foi juntado confirma a tese piauiense e está em harmonia com os documentos juntados aos autos do processo." 


O que pude apurar


Estive no local em 1999 para uma reportagem especial do jornal em que trabalhava na época. Os moradores da região são unânimes em afirmar que a divisa se dá no alto da serra no que eles chamam de divisor de águas. Essa senhora que aparece comigo na foto afirmou que o mastro foi colocado ali  pelo menos no começo do século XX.

Mas que todos sabem pela tradição oral, aquela em que se passa de pai para filho, que a divisa é exatamente ali. Na minha matéria (que foi ganhadora de prêmio de reportagem naquele ano) mostrei que havia de fato uma invasão cearense. E que a maioria dos moradores da área realmente tinha predileção pelos servidores dos cearenses.

Mas isso foi naquela época. seria interessante uma nova incursão que faremos em breve para retratar a realidade do sentimento de hoje.

Mapa antigo incorporado aos autos



Perícia determinada STF


Após tentativas de conciliação sem sucesso, a relatora do caso, ministra Carmen Lúcia determinou que o Exército fizesse uma perícia, que foi iniciada em outubro de 2023. O estudo foi pago pelo Piauí e está em andamento, e o Exército informou que deve entregar o resultado até o fim do próximo mês (junho 2024).


Por que acontece?


Isso ocorre porque os piauienses foram literalmente abandonados pelos governos desde então. O Ceará no entanto os acolheu e os tratou em melhores condições conforme depoimentos que colhi na época para minha reportagem. 

Um outro dado curioso: a Constituiçao de 1988 traz um artigo que determina quatro anos para resolução de conflitos territoriais entre os estados. Os governadores de entao Freitas Neto e Ciro Gomes simplesmente negligenciaram providências no sentido de resolver o impasse.

Sendo assim, predomina aquele que melhor atuação manteve na chamada "Terra de Ninguém". Por isso minha matéria foi intitulada "A Invasão Cearense". Os cearenses se impuseram pela qualidade dos serviços prestados. (Toni Rodrigues)

sábado, 1 de junho de 2024

Credibilidade: Gustavo Medeiros 74,94% contra 5,71% de Ramiro Saraiva


O terceiro colocado Zé Osmar aparece com 3,47% na pesquisa espontânea realizada pelo Instituto


Pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade confirma a vantagem do prefeito Gustavo Medeiros (UB, foto principal) na disputa eleitoral deste ano. Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 25 e 26 de março e divulgada neste sábado, 1º de junho, Medeiros conta com 74,94%% de preferencia do eleitorado na espontânea.

Seu principal concorrente, vereador Ramiro Saraiva (PT), aparece com 5,71%, uma diferença de aproximadamente 69 pontos percentuais. O terceiro colocado, advogado José Osmar (PSD) aparece com 3,47%.

Na estimulada, a liderança de Gustavo Medeiros se mantém. Ele aparece com 77,42% contra 7,69% atribuídos ao seu principal concorrente. O terceiro colocado aparece com 4,47%.



Votos válidos e rejeição


Em relação aos votos válidos, a vantagem de Gustavo Medeiros é ampliada. Ele desponta com 86,42%. O segundo colocado, vereador Ramiro, obtém 8,59%; e o terceiro colocado, pré candidatos Zé Osmar, ficou com 4,99%.

A maior rejeição é do vereador Ramiro, com 31,27%, segundo a pesquisa, registrada no TRE/PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) sob número PI-01227/2024. Em segundo, Zé Osmar com 28,54%; e terceiro Gustavo Medeiros, com 3,72%.




Compromisso de gestão


Os números da recente pesquisa apontam uma vitória retumbante do atual prefeito em 6 de outubro. Medeiros vem de uma longa tradição política. Mais do que isso: ele afirma atuar para dignificar essa trajetória.

Questionado, Medeiros afirma que esse resultado reflete, certamente, o instante da disputa. É uma fotografia do momento. Mas também é uma resposta do eleitorado ao que ele chama de compromisso de realizações e correta aplicação do dinheiro público.

Mais do que politica, conforme o prefeito, é preciso fazer gestão. "Mesmo que isso possa trazer algumas dificuldades políticas pontuais", pontua.


Vereador Ramiro (à esq.), escolhido pelo PT municipal; Zé Osmar migrou para PSD


Os concorrentes se dividiram


Os concorrentes de Gustavo Medeiros na disputa eleitoral deste ano. Pertenciam ao PT, cujo diretório municipal escolheu o vereador Ramiro Saraiva.

O advogado Zé Osmar, que também pleiteava candidatura, inicialmente decidiu recorrer ao diretório estadual do partido. No entanto, algumas semanas atrás, decidiu se filiar ao PSD. (Toni Rodrigues)


Assista o vídeo aqui


Gustavo Gayer impõe derrota judicial a André Janones: “Desqualificado”


No vídeo de hoje:

- Gustavo Gayer impõe derrota judicial a André Janones: “Desqualificado”.

- André Fernandes fecha escritório político em Fortaleza (CE).

- Globo assustada com possibilidade de “condenado” assumir presidência.

Comente e compartilhe.

Obrigado e vamos adiante.