sexta-feira, 25 de novembro de 2022

 A mulher que encontrou o tesouro do Rei Roberto Carlos



Alguns anos atrás essa mulher tornou-se nacionalmente conhecida por uma descoberta no lixo. Ela sobrevive como catadora em Campinas (SP). Jane Barbosa atua na área de reciclagem.

Certo dia ela recolheu algumas caixas e ao fazer a seleção do material encontrou um verdadeiro tesouro. São fotos antigas do Rei Roberto Carlos. Imagens de quando ele era apenas uma criança de 10 anos. De quando tinha um ano.

Imagens familiares, sem dúvida. Ou então de um grande admirador. No seu entender o descarte do material pode ter sido feito sem querer, por engano ou acidente. As imagens mostram ainda Roberto Carlos no Festival de San Remo, no final dos anos 1960, quando foi vitorioso e iniciou sua carreira internacional.




Ali também ele começou a mudança no seu conteúdo musical. Antes era o campeão da Jovem Guarda, o apresentador do programa de maior sucesso entre os jovens daquele tempo. A partir de então torna-se um cantor romântico. Voltado para cantar a alma e o coração dos amantes.

Jane ficou emocionada com a descoberta. Um ano antes ela tinha encontrado um compacto simples com os primeiros sucessos gravados pelo Rei em 1964. A segunda descoberta foi uma coincidência formidável. Jane disse na época que jamais iria se desfazer do material. “Da minha mão não sai para lugar nenhum”, disse. Ela classifica o material como um verdadeiro tesouro.













A história foi levada ao ar pelo Fantástico, programa dominical da Rede Globo. A reportagem levou o material a um renomado fotógrafo de São Paulo. Ele analisou o material e disse que as fotos mais antigas são réplicas de originais. No entanto as fotos internacionais. de San Remo, são originais e possuem inclusive o carimbo de um estúdio italiano. (TR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo e diga-me o que pensa.